Mais de 40 concelhos de 11 distritos em risco muito elevado

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 40 concelhos de 11 distritos de Portugal continental apresentam nesta terça-feira um risco elevado de incêndio.

Instituto colocou em risco muito elevado de incêndio mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Porto, Viseu, Coimbra e Guarda. O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Aveiro, Porto, Guarda, Viseu e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Portalegre e Faro) e as máximas entre os 17 graus (em Bragança e na Guarda) e os 27 (em Santarém).

 

Fonte: Lusa

Foto: © Global Imagens