Maestro Relva Pereira apresentou em Ferreira-a-Nova o seu novo livro

26.10.2022 .

O livro intitulado: A Comemoração dos 125 anos – Encontro entre colectividades, foi de novo apresentado no passado domingo dia 23 de Outubro do corrente pelas 15H30, na Biblioteca da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, cuja iniciativa foi proposta pelo executivo referido, a quem o autor agradece.

Fundamentalmente, ao folhearmos esse livro ficamos a conhecer o projecto performativo que foi efectuado entre 2019 e 2020 aquando das comemorações dos 125 anos da Sociedade Musical Santanense (SMS), cujo mesmo envolveu todas as colectividades musicais concelhias e outras que se associaram a este desafio, nomeadamente: bandas de música, orquestra ligeira, grupos de cantares, grupos corais, grupos de dança e videoarte, culminando com o show entre a Banda de Santana e o cantor e compositor André Sardet.

Dentro das diversificadas performances que foram sendo apresentadas durante o ano de 2019 e seguinte, ficaram retratadas todas as démarches efectuadas para colocar em marcha os diversos espectáculos. As descrições detalhadas dos contactos, episódios, factos e muitos outros relevantes pormenores, são narrações que estão expressas nas várias dezenas de folhas desse livro. Ressalve-se sobretudo, o diálogo, o convívio e a amizade que foram sendo fortalecidas aquando da execução da programação.

Os 12 espectáculos realizados permitiram à música, ao teatro, dança e aos novos media, “prender” os públicos ao palco, conseguindo uma adesão crescente na plateia, devido à qualidade, diversidade e inovação que as performances continham, conforme se pode constactar.

Além de já ter sido lançado na sede da SMS a 4 de Setembro de 2021 e no dia 10 de Outubro no Mosteiro de Santa Clara-Nova em Coimbra, foi a vez de uma nova apresentação no local e data já referida.

Nesse dia, tivemos a oportunidade de assistir a alguns momentos musicais através do Grupo de Metais e Chorus da SMS, que prepararam um repertório bastante atractivo para o efeito.

Registe-se a adesão do público que assistiu com atenção, tendo inclusivamente havido intervenções e perguntas por parte desse mesmo. O autor agradece à Presidente de Junta, da SMS e ao Secretário da Assembleia Municipal da Figueira da Foz as palavras por eles preferidas.

Francisco M. Relva Pereira – Autor do livro