Luís Monteiro gosta de provas que exijam muito “da perícia de um piloto!”

30.1.2024 –

Luís Monteiro é um homem talhado para viver a vida em alta velocidade, quer seja nos negócios ou no desporto que, há muitos anos abraçou: o automobilismo. O Kartcross é a sua mais recente paixão e, ao contrário da primeira época nessa modalidade, 2024 promete ser o ano da afirmação da M Team!

Em 2023 as coisas “não correram bem”, admite o piloto, mas neste ano de 2024, as “coisas serão bem melhores” na opinião de Luís Monteiro que, irremediavelmente, para falar das suas expectativas para o futuro, tem de falar também, do passado recente.

“Como é sabido por muitos, no ano passado aconteceram alguns problemas a nível de chassis que, por termos recebido o carro bastante tarde, tivemos de ir “corrigindo” nas próprias provas”. Com um comportamento “muito irregular” nas pistas, “só mesmo para o final da temporada é que conseguimos ser mais competitivos”.

“Agora” garante o experimentado e conceituado piloto mirense, “é chegado o momento de mostramos o que o carro vale, uma vez que o chassis é completamente novo e, tenho a creteza que estamos em condições de competir a sério!”. 

“Águas passadas não movem moinhos” diz a sabedoria popular, mas estas mesmas situações que Monteiro e sua equipa passaram, serviram como uma grande experiência que, após o difícil aprendizado, acabam por servir de alavanca para uma época desportiva que se prevê “bastante renhida, mas é assim que eu gosto, com condições de lutar até ao fim!”

Sendo um adepto confesso das exigentes provas que tenham “poucas retas e muitas curvas”, Luís Monteiro diz que nunca se sentiu “seduzido” por pistas, onde a aceleração é constante mas, “com pouca adrenalina” bem ao contrário do Kartcross que obriga, a todo instante, “fazer reduções e evitar erros nas curvas, que podem custar todo um trabalho preparado ao mais pequeno pormenor…”

AS PROVAS

O Campeonato Nacional de Kartcross é composto por sete provas sendo que, ainda acontecerá outra que se refere à Taça de Portugal. Luís Monteiro vai, ainda, realizar “umas duas provas em Espanha” embora elas ainda não estejam agendadas.

Estas são as provas oficiais em Portugal: 

  • MAÇÃO (Maio); 
  • MONTALEGRE (Maio)
  • SEVER DO VOUGA (Junho)
  • LOUSADA (Julho)
  • MAÇÃO 2 (final AgostoI1 de Setembro)
  • SEVER DO VOUGA 2 (Setembro)
  • LOUSADA 2 (Outubro)
  • MONTALEGRE (TAÇA DE PORTIUGAL) (Novembro)

Um desporto “caro”:

É muito fácil depreender que a participação numa competição automóvel, seja em que modalidade for, não fica “nada barata, por conta dos muitos custos associados”. 

Sem contar o preço de uma máquina de Kartcross (cerca de 35 mil euros), a época desportiva “custará cerca de 57 mil euros” o que obriga a que seja tudo muito bem planeado, pois as derrapagens não podem acontecer nem em pista, nem fora dela! Assim, a M Team de Luís Monteiro conta com uma série de apoios que irão assegurar a viabilidade do projeto. Os apoios, por agora, são os que se seguem:

  • Restaurante Mar Azul,
  • Bouquet de Liz,
  • Apolinário´s,
  • Junta de Freguesia de Mira,
  • Alvospot,
  • Clube Domus Nostra,
  • Garagem Twin Cam
  • Lucas,
  • kit Fishing,
  • Distriplus e
  • Ya-Car

Jornal Mira Online

Imagem Licenciável e meramente ilustrativa: Flickr