06.01.2025 –
A Direção Geral da Columbófila Cantanhedense, para assinalar as comemorações dos 75 anos da sua fundação, acaba de divulgar um novo Logotipo, que acompanhará todos os eventos que venha a realizar ao longo do ano.
Com o ano de 2025 a iniciar-se, a Sociedade Columbófila, anuncia o arranque das comemorações das suas bodas de diamante, celebração que terá lugar durante os 12 meses do ano, com a apresentação deste logotipo.
Fundada em 24 de agosto de 1950, embalados pelo prestígio que o pombo correio alcançava, naquela época, no quotidiano dos portugueses, um grupo de cantanhedenses decidiu criar na vila de Cantanhede uma Associação que
albergasse e congregasse os aficionados daquela modalidade.
Assim e em volta das “tertúlias” do velhinho Café Central, ex-líbris da Vila de Cantanhede, através da ideia de Anselmo Baia, nasceu a 24 de Agosto de 1950, a Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhado, nesta odisseia por Joaquim Protásio, José Maria Gaspar (Zeca), entre outros.
Embora fundada nessa data, só em 4 de outubro do mesmo ano, foi aprovada a sua constituição, através do despacho de S. Ex.ª o Subsecretário de Estado da Educação Nacional, que aprovou a proposta formalizada pela Direcção- Geral da Educação Física, Desportos e Saúde Escolar, na pessoa do Diretor Geral, Interino, João do Sacramento Monteiro, publicada no Diário do Governo II Série – número 240, de 14 de outubro de 1950.
Com o intuito de recordar esse momento, a Sociedade Columbófila, prepara- se, agora, para celebrar os 75 anos de existência, apresentando, entre outras novidades, um novo logotipo de aniversário.
De resto e não apenas pelas comemorações das chamadas bodas de diamante, o ano de 2025 promete ser um ano particularmente importante no percurso da Associação sediada na cidade de Cantanhede.