Abertura foi no sábado, 17 de Outubro
A abertura ao público do Load ZX Spectrum, em Cantanhede, aconteceu no passado sábado, 17 de outubro, com visitas guiadas mediante marcação prévia e uma afluência que chegou a surpreender os responsáveis.
A pandemia de Covid-19 impôs a adoção de medidas de acesso ao museu muito rigorosas e restritivas, para garantir a observância das normas de prevenção dos riscos de contágio, o que impediu a realização de uma inauguração formal conforme se pretendia num evento que deveria contar com a participação de diversas entidades e de oradores internacionais, além da possibilidade da presença de familiares de Sir Clive Sinclair.
“Ainda assim, houve casa cheia no sábado e no domingo as coisas também correram bem”, diz João Diogo Ramos, curador do primeiro museu do mundo dedicado ao mítico computador que está na origem da informática de uso pessoal. “Temos boas razões para estarmos satisfeitos e ainda que pandemia tenha impedido uma inauguração com a pompa e circunstância que esta unidade museológica merece, tivemos gente do Porto até Palmela a visitá-la neste primeiro fim de semana de abertura”, adianta o engenheiro informático, que é também proprietário do acervo em exposição.
Quem também não esconde a sua satisfação era o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que realça o “carácter inovador e diferenciador do museu. Não tenho dúvidas que o Load constitui uma mais valia em termos de atratividade turística, com a consequente captação de gente de várias proveniências e a inerente dinamização da economia local”, afirma o autarca, frisando que “se a dimensão museológica do projecto, por si só, já seria bastante, mas vale a pena sublinhar a dimensão histórica e cultural que torna este espaço vocacionado para despertar memórias e gratas recordações para às gerações entusiastas do ZX Spectrum”.
Para Pedro Cardoso, “Cantanhede passa a dispor de um equipamento cultural privilegiado para o convívio intergeracional, um museu para ser visitado pelas famílias, um espaço convidativo para a partilha de experiências e perceções distintas, onde os mais novos fazem uma espécie de aventura pelo mundo dos “fósseis vivos” da informática”.
O vice-presidente da autarquia cantanhedense destaca ainda “a dimensão lúdico-pedagógica do Load ZX Spectrum e o enorme interesse que tem para as escolas e para os alunos dos diferentes níveis de ensino, constituindo-se como um verdadeiro recurso educativo, como um museu vivo que favorece a interatividade com alguns dispositivos dos primórdios da informática de uso doméstico”.
O museu está aberto a visitas de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e as visitas guiadas funcionam mediante marcação prévia (tlf. 231 429 813 ou tlm. 962 048 217).