“O gelado de múkua da Mamita”
Mais de um centena e meia de crianças participaram na apresentação do livro “O gelado de múkua da Mamita”, da autoria de Domingas Monte, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 26 de novembro.
A iniciativa decorreu em duas sessões, às 10h00 e às 14h30, contando com a participação dos alunos do Centro Escolar de Ançã, EB 1 de Cordinhã, EB1 da Gesteira, Sanguinheira e da Tocha.
A autora deu a conhecer um pouco do universo do seu livro e respondeu a questões sobre temas relacionados com a sua atividade profissional.
Domingas Monte é uma orgulhosa divulgadora das suas raízes africanas e foi já em Portugal que criou o blogue Mwelo Weto. Este blogue é essencialmente dedicado ao espaço africano, particularizando especialmente a vertente angolana, pelo conhecimento pessoal que tem do seu país, da sua língua, cultura, literatura e tradições.
Sobre Domingas Monte
Domingas Monte nasceu no Uíge, Angola, em 1983. Iniciou os estudos primários nessa província, concluindo-os em Luanda, onde fez também o Secundário, o Puniv (ensino pré-universitário) completo e a licenciatura em Línguas e Literaturas Africanas, na Universidade Agostinho Neto.
Domingas Monte é Mestre em Estudos Literários Culturais e Interartes, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a tese Tradições nacionais e identidades: recolha de canções festivas e de óbito kongo e ovimbundu.
Em termos profissionais, o percurso e o currículo de Domingas Monte demonstram bem o seu caráter batalhador e dinâmico, característica que possui desde muito jovem. A escritora iniciou o percurso profissional como professora do ensino médio e, atualmente, leciona na Universidade Agostinho Neto, no Departamento de Línguas e Literaturas Angolanas. Desempenhou igualmente as funções de secretária, jornalista da Rádio LAC e locutora, entre outras.





