Linha SNS24 sob pressão e com várias horas de espera

A linha SNS 24 recebeu mais de 240 mil chamadas só na semana passada e, desde o início do mês, houve um aumento de 30% do volume de chamadas. Há quem espere três horas para ser atendido.

Desde o início de dezembro, a linha SNS 24 registou um aumento de 30% do volume de chamadas. Só na última semana, as chamadas atendidas foram mais de 240 mil, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o que corresponde a mais do triplo do registado em novembro.

Quem para lá liga, é recebido pelo atendedor automático, ouvindo: “A linha está com elevada procura, aconselhamos a que desligue e ligue mais tarde.” O Jornal de Notícias (acesso livre) relata denúncias de três horas de espera para se ser atendido, durante as quais os utentes são forçados a premir constantemente a tecla 1 para que a chamada não seja desligada. Os SPMS não divulgam o tempo médio de espera nem o número de chamadas não atendidas.

Para fazer face à crescente procura da linha, abriu esta semana um novo call center em Coimbra e “estão em preparação a abertura de mais noutros locais“, informaram os SPMS, não adiantando quantos nem onde. Foram também formados novos profissionais, desde enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes e estudantes de Medicina, o que eleva para 5.000 o total de trabalhadores atuais na linha SNS 24.

ECO