Liga Mundial de Surf confirma provas em Santa Cruz e na Costa da Caparica em maio

As provas do circuito de qualificação mundial de surf regressam a Portugal em maio, em Santa Cruz e na Costa da Caparica, após um ano sem competições oficiais da Liga Mundial de Surf (WSL), devido à pandemia.

“É com grande alegria que vemos os eventos da World Surf League regressar a Portugal. Depois de todos termos vivido tempos desafiantes, conseguimos, juntamente com os nossos parceiros, voltar a fazer aquilo que mais gostamos”, destacou em comunicado Francisco Spínola, representante da WSL na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), sublinhando que “a expectativa de todos os envolvidos, e particularmente dos atletas, é enorme uma vez que estes últimos estiveram praticamente um ano sem competir”.

O Estrela Galicia Pro Santa Cruz, prova de qualificação masculina de 3.000 pontos, vai decorrer entre 11 e 16 de maio, e o Estrela Galicia Caparica Surf Fest, que conta com uma prova de qualificação masculina de 3.000 pontos e uma prova de qualificação feminina de 1.000 pontos, está agendado para entre 18 e 23 de maio.

Os surfistas portugueses Vasco Ribeiro (tetracampeão nacional) e Afonso Antunes, bem como os internacionais Joan Duru (França), Ramzi Boukian (Marrocos) e Kauli Vaast (Taiti/França) vão estar presentes em ambos os eventos, informou a WSL, e a lusa Teresa Bonvalot (tricampeã nacional), e as francesas Justine Dupont, Pauline Ado e Joanne Defay vão marcar presença na prova da Caparica.

“O regresso já em maio de duas provas WSL a Portugal, Santa Cruz e Costa da Caparica, atesta o compromisso e o empenho de todos os parceiros na consolidação de um produto de qualidade alinhado com uma nova realidade. A permanência em Portugal de competições desta dimensão é também uma mensagem de esperança aos surfistas de todo o mundo que nos visitam, e às empresas nacionais que em boa hora souberam responder às exigências e expectativas de um destino ‘clean & safe’ [limpo e seguro]. É também um sinal de que, gradualmente, a retoma se inicia”, assinalou Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.