Licínio Pimentel: “Este foi o meu último Nacional “a sério”. Agora, irei competir por prazer!”

05.10.2022 –

Antes de ser atleta de excelência, é homem de extrema humildade… Antes de encerrar a carreira a sério, o seu Sporting tratou de homenagear a ambos: atleta e homem, que dão pelo nome de Licínio Pimentel!

Desde o início da época desportiva, que encerra a 30 de Outubro, Licínio Pimentel procurou deixar claro ao clube, treinadores e companheiros de equipa, que esta seria a última época “a nível de alta competição” pois, segundo o atleta mirense, “aos 45 anos de idade e competindo durante 30 anos, o rendimento não é o mesmo e é preciso que saibamos ver até onde podemos ir…”

Tendo conversado com todos os responsáveis, Licínio fez vê-los que “é possível continuar a correr, mesmo pelo clube, sem a responsabilidade de fazer épocas exigentes a nível de classificações e pontuações para que o Sporting possa atingir os seus objetivos coletivos”. E, dessa comunhão de ideias, foi concertado que a posição responsável desse valioso atleta seria a melhor para todos.

Assim sendo, no passado Domingo, em Joane (Braga) Licínio Pimentel acabou por concluir a prova do Nacional na 34ª classificação geral tendo sido, novamente, campeão nacional no seu escalão e a nível coletivo, conquistando aqueles que foram seus últimos triunfos a competir. Mas, não se pense que ele ficará por aqui… pois “o bichinho da corrida vai me levar a participar de outras provas, agora sem compromissos de maior…”

Assinalando que chegou “o momento de existirem mudanças na vida profissional e familiar”, Licínio promete que irá organizar-se naquilo que será o seu futuro mas isso não o impedirá de participar em provas do seu “clube de eleição” ou então, em provas para as quais costuma ser convidado como, por exemplo, as “São Silvestre em que não pude participar anteriormente, por conta das diretrizes do clube”.

Levar uma vida familiar “mais tranquila, onde sinta que os meus estão a saborear a minha presença” é o objetivo primordial de um cidadão que já deu muito de si ao seu clube de sempre e à sua terra. É chegado o momento de sair pela porta grande que é por onde saem os que sabem se posicionar com dignidade em tudo o que fazem.

Amargo de boca só há um: “não ter sido um corredor olímpico” mas, Licínio Pimentel é daqueles homens a quem a vida encarrega-se de mostrar ele vale tanto quanto uma medalha de ouro. Os milhares de quilómetros nas pernas, os imensos “amigos que ficaram para a vida toda” e o reconhecimento unânime das suas gentes sobre a riqueza da sua carreira, são provas inequívocas que não foi a uma Olimpíada, mas é como se tivesse ido, visto que o seu valor é inegável.

Agora, vamos vê-lo por aí, a correr mas, a desfrutar ainda mais o desporto que foi amor a primeira vista. Não são todos os que podem dar-se a esse verdadeiro luxo…

Jornal Mira Online