Lenda de São Valentim: Uma história bonita de amor que influencia o mundo, desde o século III

14.2.2023 –

https://www.youtube.com/watch?v=ol9fuCfVl6c

Bem-vindos ao canal do Mira Online Interactive, na companhia de uma capelinha que pertence ao Concelho da Maia, para vos falar sobre a lenda de São Valentim!

Reza a lenda que São Valentim foi um bispo casamenteiro, no tempo dos romanos, no século III. Já foi há muito muito tempo, mas vejam bem a influência que teve este Bispo em todo o mundo. Nós vamos, aqui, contar a nossa versão portuguesa, onde o dia 14 de fevereiro é celebrado por namorados e namoradas!

Foi uma lenda trazida pelos romanos, onde consta que um imperador romano, Cláudio II, que proibiu todas as pessoas de se casarem pois ele precisava de pessoas que pudessem ir para a batalha, que pudessem lutar, e as pessoas que estavam casadas não o podiam fazer.

Mas, houve um bispo muito casamenteiro, que casou algumas pessoas, até ser descoberto!

O imperador condenou-o. Esteve preso durante alguns dias e nesses dias a filha do carcereiro apaixonou-se por ele, e apesar de não poderem namorar, ficaram apaixonados um pelo outro!

A rapariga, que era cega, mal se aproximou dele começou a ver! Por isso, houve muitas pessoas querendo visitá-lo para agradecer tudo o que ele fizera até aquele momento, a todo o carinho que ele passava às pessoas.

Assim, deixavam bilhetes, cartas, flores, comida… e ela todos os santos dias ia ver o seu Valentim! No dia da sua decapitação, 14 de fevereiro, ele deixou-lhe um bilhete e no fim ele assinou “Do teu Valentim”!

Então a palavra Valentim passou a ser significado de amor, a partir desta história tão linda e foi assim que foi contada a história pelo mundo fora, e que, em muitos países é celebrada de outras maneiras.

Vem daí, a tradição das pessoas oferecerem cartas, chocolates, ou seja o que for, para expressar o seu amor, a sua amizade e os seus sentimentos por outras pessoas.

Fiquem atentos: depois, iremos partilhar mais coisas sobre este assunto, porque é muito bonito ver como cada país tem a sua interpretação da lenda adaptada às pessoas e aos seus costumes!

Esperamos que tenham gostado. Partilhem este e outros vídeos que gostem do nosso canal.

Subscrevam o canal se ainda não subscreveram, partilhem com as vossas pessoinhas e mantenham-se ligados porque, em breve, vão sair novos vídeos, sobre as curiosidades do dia dos namorados noutros países.

Fiquem bem, obrigada por estarem desse lado e até breve!!

Visitem o site miraonline.pt para mais notícias.