03.8.2023 –
“No seguimento das informações que o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro tem vindo a divulgar no contexto da toxinfeção alimentar que afetou algumas famílias nos últimos dias, comunica-se que foram identificados, no total, 51 casos que tiveram sintomas compatíveis (mais 12 desde a última atualização), dos quais 24 recorreram a cuidados hospitalares, encontrando-se um internado e os restantes com reversão do quadro clínico e alta.
O denominador alimentar comum a todos os doentes continua a ser a broa, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos, estando em curso a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares. Prossegue a realização de vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados.
Os Serviços de Saúde Pública Locais e Regionais do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, em colaboração com as unidades hospitalares, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm-se a acompanhar a situação, da qual continuará a ser dada nota pública.
Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, 2 de agosto de 2023″.