Presidente norte-americano disse ainda em Varsóvia que a responsabilidade no acolhimento de refugiados ucranianos não é só da Polónia, mas de todo o mundo e em especial dos aliados da NATO.
No segundo e último dia da visita de Joe Biden à Polónia, o Presidente norte-americano visitou um dos maiores centros de refugiados no país.
Mostrou-se preocupado com o que se passa na fronteira e aproveitou o momento para pegar ao colo uma das muitas crianças refugiadas que se encontram neste centro.
O presidente norte-americano, Joe Biden, reafirmou que o artigo 5.º do tratado da NATO, estipulando que um ataque a um país membro é um ataque a todos, constitui “um dever sagrado” para os Estados Unidos.
Biden deu essa garantia num encontro com o Presidente polaco, Andrzej Duda, cujo país teme a agressividade de Moscovo, após a Rússia ter invadido a Ucrânia.
Repetindo que para os norte-americanos o artigo 5.º é “uma obrigação sagrada”, Biden acrescentou: “Podem contar com isso”, antes de citar uma velha máxima polaca “pela nossa liberdade e pela vossa”.
O Presidente norte-americano disse ainda em Varsóvia que a responsabilidade no acolhimento de refugiados ucranianos não é só da Polónia, mas de todo o mundo e em especial dos aliados da NATO.
No encontro com o homólogo polaco, Joe Biden confirmou que os Estados Unidos vão receber mais 100 mil ucranianos.
SIC Notícias
BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images