11.8.2023 –
No concerto de dia 2 Agosto, o pai do rock português, Rui Veloso trouxe ao palco principal da Expofacic um convidado muito especial: o músico e acordeonista de Cantanhede João Gentil.
Perante um verdadeiro mar de gente, Rui Veloso apresentou um programa com êxitos atrás de êxitos, com uma banda de músicos de luxo e ainda com 3 vozes de coro. Ouviram-se canções como “Lado Lunar”, “Porto Sentido”, “Guadiana”, “Fado do Ladrão Enamorado” ou outro enorme sucesso: “Não há Estrelas no Céu”.
João Gentil foi chamado ao palco por Rui Veloso para tocar acordeão em dois temas do concerto, um ambiente ao rubro, com o público a cantar cada tema quase a uma só voz. O músico de Cantanhede foi apresentado precisamente por ser filho da terra, nascido “aqui no Hospital de Cantanhede”, dizia Rui Veloso ao microfone perante milhares de pessoas. “Foi uma emoção muito grande repetir o prazer e a honra de tocar com um músico que é um dos meus ídolos desde a minha infância” – refere João Gentil. “Ser convidado do Rui Veloso é uma enorme alegria e fiz questão de estar presente, quer pela nossa amizade, quer pelo enorme profissionalismo do Rui, pois já tinha saudades de tocar para o público da minha terra” – continua o músico de Vila Nova de Outil. “Tenho oportunidade de falar no nome de Cantanhede quer aos meus amigos artistas, como é o caso do Rui, mas também por esse país e mundo fora, onde vou tocar. Sinto que tenho essa responsabilidade, a de levar as minhas origens comigo, de as representar o melhor possível e de falar no nome da cidade onde nasci. Muito em breve vou estrear um disco novo na Cidade do México e estou também muito feliz por ter a honra de me poder estrear a tocar no México num local de grande prestígio! O primeiro concerto dessa pequena digressão no México será no Senado da República daquele país. É uma honra e uma grande responsabilidade. Carrego comigo a nossa cultura, e levo sempre imagens sonoras para distribuir, sobre a nossa terra e sobre a nossa região”, refere João Gentil.
O público de Cantanhede é dos mais especiais para João Gentil, que refere “não é por ser a minha terra, mas sim porque me conhecem desde criança e acompanham o meu percurso artístico há tantos anos”, recorda o acordeonista de Vila Nova que tocou na Expofacic durante vários anos consecutivos.
O concerto terminou em verdadeira apoteose, com Rui Veloso a lançar um grande trunfo quando se começam a ouvir as primeiras notas no piano da canção “Paixão”. Acompanhado por Ruben Alves no piano, Rui Veloso dirigiu-se e aproximou-se do público que vibrou a cantar esta grande canção do repertório do artista e terminou mesmo em grande uma noite especial no palco principal da Expofacic.