31.7.2023 –
O músico e acordeonista João Gentil, juntamente com As Damas de São Carlos, atuaram juntos no carismático Festival ao Largo, do Teatro Nacional de São Carlos. O Festival ao Largo (FAL) decorre no largo de São Carlos, em frente ao Teatro Nacional, e contou nesta edição de 2023 com um cartaz de peso na sua programação, com concertos da Orquestra Sinfónica Nacional, coral sinfónico, Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana ou ainda da Companhia Nacional de Bailado.
João Gentil & As Damas De S. Carlos é um projecto que nasceu de uma ideia da violinista Veliyana Yordanova, diretora artística das Damas de São Carlos, num concerto conjunto com o Coro e Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, onde João Gentil esteve como convidado solista no bandoneon na obra de Martin Palmerí – Misa a Buenos Aires, sob a direção de Saraswati e com Veliyana Yordanova como concertino.
“Para mim foi uma grande honra poder estar presente novamente no Festival Ao Largo do Teatro Nacional São Carlos pela segunda vez consecutiva”, refere João Gentil.
“Tive oportunidade de acompanhar uma grande artista da região de Coimbra, a Lara Martins, com o meu bandoneon, e agora regresso com um projeto que tinha sido adiado em 2020 consequência da Pandemia Covid-19, como convidado especial desta formação camerística que reúne o topo da Orquestra Sinfónica Nacional! Pude ainda ter o enorme gosto de escrever os arranjos de todos os temas do programa que tocamos, para a orquestra e para o meu instrumento, e isso deixa-me muito orgulhoso. O concerto foi um grande sucesso, e tanto eu como as minhas colegas vivemos emoções fortes, sobretudo quando na primeira fila estava o Maestro Titular da Orquestra Sinfónica Nacional – Antonio Pirolli. Por outro lado, fico muito feliz e orgulhoso também por de certa forma levar a região centro artisticamente até ao nosso Teatro Nacional de São Carlos, usando um género musical que me é muito especial a mim e, naturalmente, ao instrumento que toco” – afirmou João Gentil.
As Damas de São Carlos são uma Orquestra de Cordas camerística constituída por elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, que marcaram este ano presença no festival com um programa dedicado ao tango, com a participação especial do músico e acordeonista português João Gentil no acordeão e bandonéon.
Foto: Vitorino Coragem