09.4.2024 –
Um incêndio, seguido de uma explosão na barragem localizada na região de Camugnano (Bologna), em Itália, causou um número ainda indeterminado de vítimas Sabe-se, até ao momento, que o desastre provocou pelo menos três mortos, havendo ainda três feridos e seis pessoas desaparecidas.
A primeira suspeita é a de que o fogo terá começado num gerador localizado abaixo do nível da água. O autarca de Camugnano explicou à agência italiana Ansa que, no momento da explosão, estavam a ser efetuados trabalhos nas turbinas.
O comandante dos bombeiros deu conta de que o local do incidente se encontra inacessível por ter ficado “submerso”, impedindo eventuais operações de resgate.
A barragem localiza-se no lago de Suviana, a cerca de 55 quilómetros de Bologna.
Na rede social X, o presidente da região de Emília-Romagna escreveu que está a acompanhar este incidente com “extrema preocupação” estando em “contato permanente” com o autarca local.
Também nas redes sociais, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse estar a acompanhar com “apreensão” as “terríveis notícias” que chegam da barragem. Expressou ainda solidariedade com as famílias das vítimas e dos feridos e agradeceu o trabalho das equipas de resgate.
Seguo con apprensione la terribile notizia riguardante l'esplosione verificatasi in una centrale idroelettrica nel bacino artificiale di Suviana, sull'Appennino Bolognese. Tutta la mia vicinanza e quella del Governo ai familiari delle vittime e ai feriti rimasti coinvolti. Un…
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) April 9, 2024
Jornal Mira Online / SIC Notícias
(EM ATUALIZAÇÃO…)
Seguiamo con estrema preoccupazione le notizie provenienti da Suviana. Sono in stretto contatto col sindaco di Camugnano. La vicepresidente Priolo sta raggiungendo il luogo dell'esplosione. Abbiamo attivato la Protezione Civile, a disposizione dei Vigili del fuoco (1/2) pic.twitter.com/gIuomFsCjL
— Stefano Bonaccini (@sbonaccini) April 9, 2024