As inundações recorde no oeste do Canadá causaram a morte de, pelo menos, quatro pessoas e uma quinta está desaparecida, informaram hoje as autoridades locais, que restringiram o acesso ao combustível nas zonas afetadas.
As chuvas torrenciais no sudoeste da Colúmbia Britânica, nos passados domingo e segunda-feira, provocaram deslizamentos de terras e inundações que destruíram estradas e infraestruturas.
O oleoduto Trans Mountain, crucial para a indústria petrolífera da província de Alberta, sofreu fortes danos e foi temporariamente encerrado.
A Real Polícia Montada Canadiana (RCMP) confirmou hoje que três homens, desaparecidos desde segunda-feira, foram encontrados mortos perto do Lago Duffy.
“Continuamos a nossa busca por um quarto homem, mas as condições meteorológicas e as condições no terreno dificultam os nossos esforços”, disse a sargento Janelle Shoihet num comunicado da RCMP.
O corpo sem vida de uma mulher tinha sido encontrado na segunda-feira perto de um deslizamento de terra que destruiu grande parte de uma autoestrada, que liga Vancouver a zonas no norte da província.
Esperam-se chuvas fortes na área na próxima semana.
Em poucos meses, esta região do Canadá sofreu repetidos desastres naturais: um episódio de calor muito intenso no final de junho, uma consequência do aquecimento global, segundo os especialistas, seguido de grandes incêndios.
Madremedia/Lusa