A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vão dinamizar, dia 7 de Setembro (sexta-feira), uma iniciativa para divulgar a Área do Cidadão do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Durante o período da manhã, enfermeiros de ambas as instituições irão promover a literacia em saúde, fomentando a inclusão digital dos cidadãos junto das áreas com utentes (salas de espera) do pólo HUC. Os profissionais de enfermagem irão apresentar o Portal do SNS e as diversas funcionalidades existentes que permitem simplificar as rotinas dos cidadãos, minimizando as suas deslocações e perdas de tempo.
Para uma optimização da gestão de dados em saúde, esta plataforma online disponibiliza vários serviços, dos quais se destacam:
- marcação de consultas sem necessidade de deslocação aos Centros de Saúde;
- renovação de medicação habitual;
- acesso ao guia de tratamento relativo a cada prescrição médica;
- consulta de história clínica passada e presente;
- acesso ao testamento vital;
- visualização do cartão de pessoa com doença rara;
- partilha de informação com os profissionais de saúde;
- pedido de isenção de taxas
Refira-se que o Dia Internacional da Literacia foi instituído pela UNESCO em 1965 e celebrado, pela primeira vez, em 1966. Com o objectivo de erradicar a iliteracia, reconhece-se que as tecnologias de informação e comunicação criam novas oportunidades e contribuem para ampliar o acesso à aprendizagem e melhorar as qualidades e valências dos cidadãos. Daí a importância da literacia para a construção de sociedades mais inclusivas, equitativas, modernas e sustentáveis que se desenvolvem num mundo (cada vez mais) digital.