Incêndio deflagra no hospital de Ponta Delgada

04.5.2024 –

O fogo deflagrou no piso 1 do hospital. Há doentes já transferidos para outros hospitais e alguns serviços deslocados internamente. No local há um “intenso cheiro a fumo”. Com a situação a piorar, houve um reforço de bombeiros.

Um incêndio começou este sábado de manhã no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nos Açores. Os doentes mais críticos estão a ser transferidos para outras unidades de saúde. Ao início da tarde, as chamas intensificaram-se.

Segundo um comunicado a que a SIC teve acesso, o fogo começou no piso 1 do hospital, tendo sido acionado o plano de emergência “e tomadas todas as medidas previstas no mesmo”.

Ao início da tarde, os doentes ventilados e nos cuidados intensivos começaram a ser transferidos para outras unidades hospitalares. Já a alta dos doentes que iriam para casa este sábado à tarde foi antecipada, acrescenta o jornalista da SIC no local, Carlos Rico.

O serviço de neonatologia foi deslocado internamente.

No local, há um “intenso cheiro a plástico”, relata Carlos Rico, acrescentando que todas as pessoas estão a usar máscara.

Por volta das 13:30, as chamas intensificaram-se. Os operacionais no local foram reforçados.

As chamas são cada vez mais intensas. Há uma coluna impressionante negra com intenso cheiro a plástico. Há momentos ouviram-se duas curtas explosões. É material inflamável”, afirma o jornalista da SIC.

Por razões de segurança, foi pedido à população para evitar a ida ao hospital, na ilha de São Miguel, a não ser em caso de urgência.

O incêndio ocorreu “numa área técnica” e “está circunscrito” e no local estão os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

Na sequência do incêndio, a banda militar dos Açores cancelou o concerto agendado para este sábado às 16:00, um evento “muito importante” nos festejos do Santo Cristo. Os elementos da banda que integram o exército estão a ajudar a evacuar as instalações.

O alerta foi dado às 09:20 e no local estão dezenas de bombeiros. As causas ainda não são conhecidas.

Carlos Rico/Rita Rogado/SIC Notícias

(Em atualização…)