Imagem de Cristo Redentor armado em jornal enfurece igreja e brasileiros

Ilustração foi considerada uma “ofensa para o povo” pela arquidiocese do Rio de Janeiro

Uma imagem do Cristo Redentor com uma arma numa mão e um saco de dinheiro na outra publicada esta quinta-feira no jornal britânico The Guardian está a enfurecer a igreja católica brasileira. A estátua de Jesus Cristo no topo do monte do Corcovado é um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro e do Brasil e a ilustração foi interpretada como uma “ofensa para o povo”.

“Ao representar o redentor desta forma, o The Guardian ofende o povo brasileiro”, afirmou o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, Orani Tempesta. “Quem não sabe respeitar o povo brasileiro, nem tão pouco os cristãos, é lamentável. Nós lamentamos muito isso e pedimos que seja respeitada a imagem de Cristo”, continuou, segundo o G1.

A imagem é a ilustração principal de uma grande reportagem do The Guardian sobre a corrupção no Brasil com o título “Operação Lava-jato: Será este o maior escândalo de corrupção na história?”

O padre Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor, lamentou a escolha do jornal e disse que a imagem é desrespeitosa. “O povo brasileiro não pode ser caracterizado por ser um povo violento e um povo que traz a corrupção na sua origem”, afirmou.

“Nós somos um povo trabalhador e nós merecemos o nosso respeito, e o respeito que passa também pelo reconhecimento internacional. Estamos procurando uma fase de resiliência e não podemos admitir, de forma alguma, que fiquemos caracterizados mundialmente”, continuou Omar Raposo. “Um desrespeito à imagem do Cristo Redentor é um desrespeito ao povo brasileiro”.

Nas redes sociais as opiniões dividem-se entre os que condenam o jornal britânico e os que desvalorizam o caso, dizendo que as autoridades brasileiras são as verdadeiras culpadas.

“Acho um completo desrespeito ao nosso Cristo. O Papa poderia se manifestar sobre o assunto. Horrível e de mau gosto!”, escreveu um utilizador.

Fonte: DN