A exposição das ilustrações do livro “Lenda do nome Anadia”, da autoria do artista plástico anadiense Pedro d’Oliveira, promovida pelo Município de Anadia, encontra-se neste momento a percorrer os diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.
A exposição iniciou o seu périplo pelos Salesianos de Mogofores, encontrando-se esta semana na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, seguindo-se o Colégio Nossa Senhora da Assunção e, posteriormente, os restantes Centros Escolares do Agrupamento de Escolas de Anadia.
A mostra é constituída por 30 quadros, dando a conhecer as ilustrações que foram concebidas propositadamente para o livro “Lenda do nome Anadia”, bem como alguns trabalhos inéditos que não integraram a obra infanto-juvenil, editado pelo Município de Anadia.
Ainda, no âmbito da exposição estão previstas sessões, em que alunos e professores têm a oportunidade de “interagir” com os autores do livro. A “Lenda do nome Anadia” é composta por narrativa poética, ilustração e música, da autoria de Ana Soares, Pedro d’Oliveira e Hugo Floro, sobre a origem do nome Anadia.
Ana Dias, “vinhateira das melhores”, é a protagonista da história. Reza a lenda que esta mulher, “herdeira de vinhas preciosas”, produzia vinho “de sabor tão especial” que ganhou fama e que era muito procurado: “À beira da Estrada Real, entre a serra e o mar, entre o Vouga e o Mondego, o vinho é o chamariz, é o povo quem o diz!”. O nome Anadia deriva de Ana Dias que, em tempos idos, terá vivido neste concelho.
O livro inclui ainda um “QR Code”, que dá acesso à canção “Ana Dias”.