18.5.2023 –
Na sua 15ª edição, o Festival PANOS apresenta-se, pela primeira vez, fora de Lisboa, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.
De 26 a 28 de maio, o Festival PANOS chega a Ílhavo, em parceria com o 23 Milhas, apresentando-se na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias (Gafanha da Nazaré). Pela primeira vez, este Festival de teatro juvenil, que vai já na 15ª edição, realiza-se fora de Lisboa, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.
O PANOS – palcos novos palavras novas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria, do BPI e da Fundação “la Caixa”, com coordenação de Sandro William Junqueira. O projeto encomenda anualmente peças originais a escritoras/es de renome, para serem representadas por adolescentes, com idades entre os 12 e os 19 anos, promovendo e valorizando o teatro juvenil em Portugal e as novas dramaturgias. Todos os anos, o projeto culmina no Festival PANOS, uma celebração coletiva e intensa da experiência teatral ao longo de três dias, nos quais são apresentados ao público seis dos espetáculos criados por grupos de teatro escolar e juvenil ao longo do ano.
Na edição de 2023, os grupos de teatro juvenil trabalharam a partir de textos originais de André Tecedeiro (O Ensaio), Djaimilia Pereira de Almeida (Irene) e Ondjaki (Duas pessoas & uma ilha sozinha).
Este ano, participaram no PANOS mais de 50 grupos de teatro juvenil espalhados pelo país. Destes, o júri do projeto selecionou seis peças para serem apresentadas no Festival, de 26 a 28 de maio. Os grupos selecionados foram: ORTAET_teatroaocontrário (Viana do Castelo); Luz & Arte, Agrupamento de Escolas de Arronches; Oficina de Teatro juvenil da Escola Secundária Artur Gonçalves (Torres Novas); Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém); Clube de Teatro GilTeatro (Alcochete); Laboratório P (Póvoa de Santa Iria).
No âmbito do Festival PANOS, será ainda lançado, no dia 27 de maio, sábado, às 16h, o livro PANOS 2023, que compila os três textos originais da edição deste ano do projeto, numa apresentação que contará com a participação de Gonçalo Frota, Sandro William Junqueira e dos autores dos textos. Logo de seguida, será possível assistir ao debate Práticas artísticas com jovens — Atrás do PANOS, moderado por Bruno dos Reis e com a participação de Sara Vizinho (Grupo Quinto Palco), Rafael Barreto (CAF Lumiar) e Vanessa Madaíl (23Milhas). O dia de sábado terminará ainda com uma festa no Cais Criativo da Costa Nova, às 23h, com um showcase de Prétu e DJ KØLD.