06.10.2022 –
O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 3 de outubro, apreendeu 344 quilos de pescado concelho de Ílhavo.
Durante uma fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram um armazém de venda de pescado, encontrando no seu interior 166 quilos de lula vulgar subdimensionada, 10 quilos de polvo vulgar subdimensionado, assim como 127 quilos de lula vulgar não sujeita ao regime da primeira venda em lota, e 41 quilos de raia curva, espécie, cuja captura se encontra interdita.
Foi identificado o representante legal da empresa, um homem de 32 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 125 000 euros.
O pescado apreendido não sujeito ao regime de primeira venda foi entregue à Lota de Aveiro para ser vendido no regime de leilão e o restante pescado, após verificação higiossanitária, foi doado a instituições de solidariedade social na zona de Aveiro.
A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.