Hospital de Cantanhede participa em congresso internacional de integração de cuidados em Antuérpia

25.5.2023 –

O projeto “MCDTs de Proximidade” do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) é o único participante português no congresso ‘Cuidados em ação: como trabalhar juntos, uma abordagem participativa‘.

Teve lugar, de 22 a 24 de maio, no Flanders Meeting & Convention Center, em Antuérpia, a 23ª Conferência Internacional de Integração de Cuidados (ICIC23), evento no qual, Diana Vilela Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC, foi uma das oradoras, apresentando, na sessão do período da manhã do último dia do congresso, “Innovations in Community-based Care”, o Projeto “Meios Complementares de Diagnóstico de Proximidade” que o hospital de Cantanhede tem a decorrer desde março de 2021. Após processo de candidatura, o projeto do Hospital de Cantanhede foi selecionado pelas entidades promotoras para ser apresentado no evento, sendo o HAJC o único representante português a participar num dos workshops que compõem a agenda deste importante evento internacional.

“A implementação deste projeto traz não só ganhos evidentes em saúde, permitindo obter diagnósticos mais rápidos e consequente tratamento, mas também constitui uma grande mais-valia em termos sociais uma vez que, ao ir ao encontro das pessoas, evita incómodas e desnecessárias deslocações ao hospital, principalmente numa população envelhecida em que as clivagens sociais são, com este tipo de iniciativas, atenuadas”

“trata-se de um exemplo de integração de cuidados e de co-construção com os cuidados de saúde primários, estruturas para idosos e pessoas com deficiência e autarquia. E tem uma taxa de satisfação dos cidadãos muito elevada” referiu Diana Breda, Presidente do Conselho Diretivo do HAJC.

Este congresso internacional, fruto da parceria entre a Flanders Agency for Health and Care e a Visit Flanders, tem como tema abrangente ‘Cuidados em ação: como trabalhar juntos, uma abordagem participativa’. A conferência reúne mais de 1600 líderes, investigadores, clínicos, gestores, cidadãos, pacientes e cuidadores de todo o mundo envolvidos na concepção e prestação de assistência social e de saúde integrada.