A ADASCA continua com a sua Campanha de Verão, pretendendo lembrar às pessoas que já são dadoras, como ainda às que não o são, a necessidade de equilibrar os stoks dos grupos sanguíneos.
Milhares de doentes dependem todos os dias no nosso gesto, em contrapartida existem tão poucas a fazer a sua dádiva regular!
Todos os grupos sanguíneos são necessários
Sessões de Colheitas de Sangue em no Posto Fixo da ADASCA
SETEMBRO
Dias 5, 12, 19 e 26 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 8, 15, 22 e 29 das 9 horas às 13:00 horas (Sábados)
_________________________________________________________________________________________
– Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
– Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso
– Rua de Ovar| Bairro de Santiago
– Coordenadas GPS: N 40.62659
| W -8.65133
_________________________________________________________________________________________
A dádiva de sangue não deve ser efectuada em jejum. Convém tomar o pequeno almoço com exclusão de bebidas alcoólicas.
O candidato a dador é sempre observado pelo médico, que avalia o seu estado de saúde mediante a história clínica e os seus hábitos de vida. A avaliação médica tem como objectivo salvaguardar a saúde do próprio candidato a dador bem como a saúde do doente que irá receber os componentes sanguíneos. Depois da história clínica, o dador é submetido a um exame sumário com medição do pulso, da tensão arterial e doseamento da hemoglobina, para verificar se os glóbulos vermelhos são suficientes para doar sangue sem prejuízo para a sua saúde. Se houver alguma anomalia o dador poderá ser suspenso temporária ou definitivamente dependendo da situação.
Devido ao comportamento e ao estilo de vida, algumas pessoas não devem dar sangue por estarem mais expostas a determinados agentes infecciosos, que podem comprometer a segurança da transfusão.