Habitantes de cidade islandesa têm apenas minutos para salvar pertences

14.11.2023 –

A Islândia acionou o alerta máximo de segurança, devido a erupção vulcânica. Habitantes de Grindavik tiveram de abandonar a cidade.

A qualquer momento, Grindavik pode desaparecer do mapa. A pequena cidade islandesa, onde a atividade sísmica “aumentou significativamente” nos últimos dias está no caminho de uma erupção vulcânica que pôs o país em alerta máximo.

Após terem recebido ordens de evacuação, os habitantes locais foram autorizados a regressar por breves minutos para recolher objetos de valor e artigos essenciais.

Jóhannes Jóhannesson, um dos habitantes locais, diz-se “muito emocionado” por voltar a Grindavik “pela primeira vez desde sexta-feira”. O regresso foi possível, porque, segundo conta a “uma perda de tensão” na atividade sísmica e vulcânica.

A entrada na cidade esteve restringida a duas pessoas por veículo. Para alguns, tratou-se de uma corrida contra o tempo para salvar animais de estimação ou verificar os animais da quinta.

Para outros, foi uma janela de oportunidade para recuperar objetos de valor sentimental. Entre uns e outros, ninguém sabe quando poderá voltar, nem o que vai descobrir quando o fizer.

Euronews