As Ilhas Cook, uma pequena nação do Pacífico Sul, registaram esta semana o seu primeiro caso de covid-19, avançou o primeiro-ministro Mark Brown no Facebook.
De acordo com o líder do Governo, a infetada está assintomática. O país já estava alerta para a possibilidade de registar casos de covid-19 depois de um infetado ter visitado o país.
O viajante, proveniente da Nova Zelândia, passou oito dias na comunidade e testou positivo ao voltar para casa, na semana passada.
Mark Brown acredita que pode existir uma “transmissão silenciosa” na comunidade. De acordo com o The Guardian, o Ministério da Saúde também já confirmou que mais de 30 contactos de risco testaram negativo. Nos últimos dias, centenas de pessoas recorreram a centros de testagem drive-thru.
Os dados oficiais indicam que 99,6% das cerca de 17.000 pessoas do país com 12 anos ou mais anos estão vacinadas. Setenta por cento da população elegível também já recebeu a dose de reforço.
“É provável que a pessoa tenha sido infetada enquanto estava aqui e é mais provável que o vírus já esteja na comunidade”, disse.