Greve dos Motoristas: Rui Rio considera que o Governo “montou um circo mediático”

Rui Rio disse esta tarde que o Governo montou um “circo mediático” na forma como geriu a greve dos motoristas. O presidente do PSD falava aos jornalistas, numa conferência de imprensa no Porto.

“O Governo montou um circo mediático e colocou-se de um dos lados da barricada”, considera Rui Rio, defendendo que o Executivo se empenhou “na criação de uma conjuntura” de que “pudesse beneficiar eleitoralmente”.

Rui Rio afirma que o Governo “não procurou evitar o conflito”, limitando-se a recomendar os portugueses a abastecerem e dando a greve como inevitável.

Para o presidente do PSD, o Governo apenas mudou de estratégia ao quarto dia de greve, “porque estava a começar a perder o pé”.

Os motoristas de transportes de matérias perigosas cumprem hoje o quinto dia de uma greve por tempo indeterminado, que levou o Governo a decretar uma requisição civil na segunda-feira à tarde, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

A greve foi inicialmente convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), com o objetivo de reivindicar junto da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Na quinta-feira, dia 15, à noite, o Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias desconvocou a greve, tendo voltado ao trabalho esta sexta-feira.

Na quarta-feira, a Antram chegou a entendimento com a federação sindical da CGTP, a Fectrans, que não convocou a greve.

Lusa