O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Aveiro, no dia 14 de novembro, identificou três homens, com idades compreendias entre os 25 e os 55 anos, por extração ilegal de areia numa zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), na Gafanha da Vagueira, concelho de Vagos.
Após uma denúncia de extração ilegal de areias num terreno não autorizado, por parte de um operador não licenciado, os militares realizaram diligências, tendo intercetado o referido operador quando este fazia o transporte dos inertes. Desta ação resultou ainda a deteção de cinco infrações referentes ao transporte das areias, de onde se destaca o transporte da carga acima do limite dos taipais e a não sinalização da marcha lenta, o que coloca em causa a segurança rodoviária.
Em termos do incumprimento das normas ambientais, foram levantados dois autos de notícia por contraordenação por extração de inertes em Reserva Ecológica Nacional e pelo exercício da atividade sem licença. A destruição de revestimento vegetal e a utilização de aterros ilegais constitui uma contraordenação cujo o valor poderá atingir os 144 mil euros, assim como a falta de licença neste âmbito corresponde a uma coima até 44 mil euros, para pessoas coletivas.
Esta ação contou com a colaboração do Posto Territorial de Cacia.