Ginastas da Académica a Caminho do Campeonato do Mundo de Trampolins

30.10.2023 –

Três ginastas da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC), integrando a Selecção Portuguesa, partem dia 6 para o Campeonato do Mundo de Trampolins, que se realiza em Birmingham, Inglaterra, de 6 a 12 de Novembro.

Dia 11 partirão mais três ginastas da AAC que irão participar na Competição Mundial por Grupo de Idades, que se realiza de 16 a 19 de Novembro, na mesma cidade. Apesar das jovens idades, a esperança num bom resultado é elevada, entre estreantes e mais experientes.

Depois de mais uma época com várias provas de apuramento para garantir a participação nesta competição com entrada restrita aos melhores ginastas do mundo, os ginastas Rita Abrantes e Diogo Fernandes, em Duplo Mini-Trampolim e o ginasta João Saraiva, em Tumbling, vão representar mais uma vez a Seleção Nacional. São ginastas que já estiveram a este nível em provas anteriores, principalmente João Saraiva, que conta com um palmarés notável de presenças ao mais alto nível internacional.

Para Mariana Pombo, responsável técnica da AAC, “Esperamos uma boa prova de todos eles, com duas séries completas para tentar entrar na semi final. Grandes expectativas na prova de equipas, principalmente em Duplo Mini-Trampolim”.

Seguindo as pisadas dos ginastas Seniores, também os ginastas mais jovens conseguiram o apuramento, para a Competição Mundial por Grupos de Idades. Conseguindo a nota mínima exigida pela Federação em várias competições ao longo da época, os ginastas Francisco Reis, em Duplo Mini-Trampolim e Trampolim Sincronizado, e as ginastas Francisca Pinto e Matilde Oliveira, em Tumbling, irão participar no escalão 15-16 masculino e 17-21 feminino, respetivamente.

A responsável técnica da AAC realça ainda que “esperam conseguir séries completas, com bastante dificuldade e pelo menos uma final”. Mariana Pombo afirma ainda que “Este Campeonato do Mundo/ Competição Mundial por Grupos de Idades vão ser muito competitivos, sendo os últimos deste ciclo olímpico, antes dos Jogos Olímpicos. Os nossos ginastas estão muito bem preparados e estão focados em dar o seu melhor e como tal serão provas a não perder.”

Para a Associação de Ginástica do Centro, “esta é mais uma prova do grande valor dos nossos ginastas, sendo um orgulho que vários possam representar a nossa Selecção. Assim como recentemente, ginastas do Centro trouxeram grandes alegrias na Ginástica Acrobática, esperamos igualmente muitas alegrias destes ginastas”.