Fundos Europeus requalificam IPO de Coimbra

06.05.2025 –

No âmbito das comemorações do dia da Europa, que se celebra a 9 de maio, a Autoridade de Gestão do Programa Centro 2030 promove uma visita às obras do edifício da cirurgia e imagiologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra).

Este projeto, que contou com cerca de 34 milhões de euros de fundos europeus, consiste na requalificação física do edifício da cirurgia e imagiologia, dotando o espaço de melhores condições técnicas, de segurança e conforto para os seus utilizadores e na substituição de dois Aceleradores Lineares cuja vida útil está esgotada, comprometendo a qualidade e segurança dos tratamentos de radioterapia realizados.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, IP (CCDR Centro) explica que “esta visita ao IPO é uma forma de mostrar a importância dos projetos financiados pelos fundos europeus na área da saúde para toda a população. A saúde é uma área prioritária para o Centro 2030, com financiamento previsto para reforçar as infraestruturas e melhorar a prestação dos serviços de saúde nos centros hospitalares, através da aquisição e instalação de equipamentos”.

Esta visita é a primeira do Roteiro “Centro 2030 no Terreno”, que inclui visitas a projetos financiados pelo Programa Centro2030 que se encontram em execução.

O Roteiro “Centro2030 no terreno” enquadra-se na Campanha de Comunicação “Os Fundos Europeus não são invisíveis”, que tem como principal objetivo sensibilizar os cidadãos para milhares de projetos financiados por fundos europeus que fazem parte do nosso dia a dia, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento económico e social da região Centro.

O cidadão é incentivado a descobrir à sua volta projetos financiados pela União Europeia, podendo estes serem encontrados em todo o lado: no centro de Saúde, no hospital, na escola, na universidade, no parque, num hotel, numa empresa, num museu ou numa praça junto à sua casa. Através do site https://osfundoseuropeusnaosaoinvisiveis.pt/, o cidadão pode ver, de uma forma simples, alguns dos projetos financiados por fundos europeus na região Centro, nos últimos anos, nas oito sub-regiões: Coimbra, Aveiro, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão Lafões, Oeste e Médio Tejo.