A Fundação Montepio ofereceu uma viatura adaptada Santa Casa da Misericórdia de Vagos, no âmbito da 13.ª edição da Frota Solidária. A cerimónia realizou-se hoje, 15 de dezembro, em Lisboa e garantiu a oferta de um total de 15 viaturas adaptadas a 15 instituições de todo o país.
O projeto Frota Solidária, lançado em 2008, resulta dos montantes que, a cada ano, os contribuintes portugueses atribuem à Fundação Montepio através da Consignação Fiscal e que esta Fundação devolve à sociedade civil através da aquisição de viaturas transformadas e adaptadas, que são oferecidas a instituições de solidariedade social de todo o país.
Esta iniciativa permitiu, este ano, apoiar 15 instituições com igual número de viaturas e responder, assim, às necessidades de mobilidade de quem mais necessita. De salientar que, em 12 anos de existência, o projeto Frota Solidária garantiu a devolução à sociedade civil de 4,3 milhões de euros, consignados via IRS, apoiando 238 instituições de solidariedade social de todo o país.
A missão da Frota Solidária é resolver problemas associados à mobilidade, assim como contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
“A Fundação Montepio volta a estar ao lado de instituições que diariamente fazem a diferença na vida de centenas de cidadãos que se encontram vulneráveis devido a dificuldades de mobilidade.
Cada entrega de uma viatura adaptada é um momento emotivo para as instituições, para os parceiros do Grupo Montepio e para a Fundação Montepio. Em cada edição pretendemos chegar a mais instituições, fomentar boas práticas de cidadania e solidariedade e procuramos que a seleção anual represente as diversas tipologias de população beneficiária, os vários distritos e regiões autónomas”, afirmou Virgílio Lima, Presidente da Fundação Montepio e do Grupo Montepio.
Em 2019, a Fundação Montepio recebeu, através do Ministério das Finanças, 128 268,86 euros, sendo este valor cedido pelos contribuintes à gestão e encargo da Fundação Montepio, esta entidade declarou-o de utilidade pública e restituiu à sociedade civil, sob forma de aquisição de veículos adequados ao transporte de cidadãos que tenham a sua mobilidade condicionada, a esta iniciativa foi designada o nome de Frota Solidária, que em 2020 deu apoio a 15 instituições sociais previamente selecionadas.