Frio até quarta-feira, pelo menos

O mar mantém-se alterado, com ondas que podem atingir os 14 metros na zona Centro e Norte do país. O aviso é, por isso, vermelho, o mais grave de uma escala de quatro.

A chuva está de partida e deixou a porta aberta ao frio, que chegou esta segunda-feira com uma descida das temperaturas máxima e mínima.

Lisboa amanhece com 8 graus e deve chegar aos 13 de máxima, o Porto vai andar entre os 7 e os 13, Viana do Castelo fica-se pelos 12 de temperatura máxima, Vila Real começa nos 4 e deve subir aos 10, Viseu baixa para os 3 e 9 graus, Bragança vai ainda mais baixo, começando nos 2 graus e subindo apenas até aos 9, mas é a Guarda que bate o recorde do frio com uma mínima de um grau e uma máxima prevista de seis. Em Coimbra, o termómetro vai oscilar entre 6 e 12 graus, Castelo Branco entre 5 e 12 – o mesmo que em Évora e Beja – Santarém entre 9 e 14 e Faro entre 9 e 16, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde e aguaceiros até meio da tarde, mais frequentes nas regiões Norte e Centro é a previsão do IPMA para esta segunda-feira no continente.

Os aguaceiros poderão ser de granizo e, acima de 600/800 metros de altitude, podem mesmo ser de neve.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante norte, com rajadas até 90 quilómetros por hora no litoral oeste, soprando forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade para o final do dia.

Para os próximos dois dias, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima, que pode chegar a valores negativos na Guarda, por exemplo. A máxima deverá manter-se.

Aviso vermelho no mar

Sete distritos do continente estão esta segunda-feira sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos em causa.

A previsão aponta para ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 14 metros. O aviso está em vigor até às 12h00, passando depois a laranja, até às 18h00, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

Por causa do vento, o IPMA colocou os mesmos distritos sob aviso amarelo, bem como Setúbal, Beja e Faro, que também têm aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Fonte: rr.sapo.pt