15.9.2023 –
A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Elina Valtonen, anunciou esta sexta-feira que, a partir de sábado (00h00), passará a ser proibida a entrada naquele país de qualquer veículo que tenha matrícula russa, uma medida que tem vindo a ser aplicada recentemente em alguns países bálticos.
A diferença entre as medidas já aplicadas, e as regras que passam a vigorar na Finlândia prende-se com o facto de o Governo de Helsínquia não apreender os veículos que desrespeitem a norma, “Na Finlândia, os bens sujeitos a sanções só são apreendidos no âmbito da prossecução de um processo criminal, e nenhuma mudança a este respeito foi considerada, até ao momento”, indicou a responsável.
Valtonen explicou que a nova medida funciona com base nas políticas da Comissão Europeia, com o objetivo de evitar que a Rússia escape ou contorne as sanções ocidentais, impostas no âmbito da invasão à Ucrânia ordenada por Putin em fevereiro do ano passado.
Há exceções nas novas regras: apenas um cidadão da UE, que tenha residência permanente da Rússia, ou um membro da sua família, um diplomata, ou alguém em ação humanitária, poderá trazer para a Finlândia um carro registado na Rússia. Já os carros com matrícula russa que já estejam na Finlândia terão de sair do país no prazo de seis meses.
Desde o início da guerra na Ucrânia, o Governo finlandês estima que cerca de 5 mil carros com matrícula russa foram sujeitos a controlos fronteiriços no país. EM 75% dos casos, no interior seguiam cidadãos com dupla nacionalidade, finlandesa e russa.
Imagem:CNN Brasil