06.12.2024 –
Exposição decorre até ao final de Janeiro na Biblioteca Municipal de Mira.
Quem entra na Biblioteca Municipal de Mira depara-se, logo à primeira vista, com uma pequena – em quantidade e não na qualidade! – exposição do Ançanense Filipe Marques, que trabalha, há muito tempo, numa farmácia mirense.
O Jornal Mira Online quis saber de Filipe Marques, o motivo pelo qual dedica-se, nos momentos livres, a fazer trabalhos em miniatura. “Este trabalho é um hobby que eu tenho desde a minha adolescência. Inicialmente a ideia era fazer as regiões todas de Portugal em miniatura. Porém, como eram muitíssimas, desisti da ideia, surgindo, então um pensamento alternativo: “E que tal fazer alguns monumentos da bonita Vila histórica de Ançã?””
Com a ideia a ser colocada em prática, aos poucos, Filipe resolveu abrir uma página no Facebook, à qual deu o nome de “Um olhar diferente de Ançã”, onde procura retratar todos os seus projetos, seguindo uma linha cronológica do trabaho que desenvolve com maestria, através de “materiais variados e reciclados, tendo como base, o fósforo”…
Como já foi dito, esta é uma pequena exposição – contam apenas 6 obras – mas, se o leitor for até à Biblioteca Municipal de Mira e olhar peça por peça, irá encontrar um trabalho bastante minucioso que retrata, na perfeição, locais emblemáticos daquela Vila do Concelho de Cantanhede que merece ser visitada e que faz divisa com São Silvestre e São João do Campo, outras antigas e belas localidades, que se situam no Concelho de Coimbra, onde se respira passado…
Vale a pena ver os trabalhos de Filipe Marques in loco: lá estão muitas horas de trabalho exaustivo e contam, de uma alguma forma, um pouco da história da terra onde viveu sua infância: Ançã..
Jornal Mira Online
TAGS: