FIGUEIRA DA FOZ: Programação do CAE até junho aposta em grandes nomes nacionais e internacionais

O ano de 2018 traz ao Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) muitas e irresistíveis propostas para os próximos meses. Uma programação eclética e diferenciada, que abarca as áreas das artes performativas, da música, do cinema e das artes plásticas, em simbiose com a educação e a mediação cultural, faz do CAE, até junho, um destino obrigatório e uma referência nacional no setor da Arte, Cultura e Espetáculos.

Dos êxitos de Prince a Benjamin Clementine, Pat Metheny, Ana Bacalhau e Camané

Em março, o CAE recebe o espetáculo “One Night With Prince”, de homenagem a Prince, pela mão do London Community Gospel Choir (dia 24) e o concerto, já esgotado, de Benjamin Clementine (dia 27), aclamado como o talento da sua geração, na apresentação do álbum “I Tell a Fly”, de 2017.

Em maio evoca-se “The Simon & Garfunkel Story” (dia 25) e, em dia de aniversário do CAE, 1 de junho, chega Stacey Kent com a Orquestra das Beiras, na apresentação do seu mais recente trabalho “I Know I Dream – The Orchestral Sessions”. A 28 do mesmo mês, outro regresso – o do guitarrista de jazz norte-americano Pat Metheny, para “An Evening With Pat Metheny” e Antonio Sanchez, na bateria, Linda Oh, no contrabaixo e Gwinlym Simcock, ao piano.

Os talentos nacionais também marcam presença, com os concertos de Ana Bacalhau (7 de abril), a vocalista dos Deolinda que se estreia a solo com “Nome Próprio”, e o de Camané (18 de maio), um dos nomes incontornáveis do fado, que presta homenagem a uma das suas maiores referências neste “Camané Canta Marceneiro”.

Nas artes performativas nacionais, a Companhia Quorum Ballet apresenta o espetáculo de dança contemporânea “A Sagração da Primavera | Made in China”, numa produção sino-portuguesa (28 de abril).

Em maio, a UAU traz o espetáculo de Homenagem a Raul Solnado, que revisita os seus monólogos mais hilariantes pela voz de Telmo Ramalho (5 de maio).

 

Cultura e Espetáculo para os mais pequenos

Para o público infantil e para as famílias chega, já em fevereiro, o espetáculo “Patrulha Pata Ao Vivo! – Entrar em Ação”, baseado na série de animação da Nickelodeon, nos dias 24 e 25, com duas sessões em cada dia (11h00 e 15h00).

No mesmo mês, destaca-se aindao Encontro de Coros Infantil/Juvenil, com o anfitrião Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz e quatro agrupamentos convidados. O Musical “The Impossible Journey”, concebido e produzido pela Escola de Artes do CAE, chega em abril, e as XLI Jornadas de Teatro Amador, em maio.

Em março o CAE é palco da peça de teatro “Sophia”, pela companhia O Teatrão, uma viagem pelo universo de Sophia de Mello Breyner Andresen com oficinas para pais e filhos nas temáticas de design gráfico, ilustração, figurinos e teatro, e, ainda, o musical “Alice no País das Maravilhas”, uma divertida peça para os mais pequenos com lições sobre a amizade, a felicidade, a convivência e o trabalho em equipa.

Cinema

No cinema, continua a aposta em filmes que percorreram o circuito dos principais festivais de cinema do mundo, dando ênfase à produção europeia. Às sextas-feiras, pelas 21h30, descobrem-se obras de autores consagrados e de novos valores e assiste-se a estreias nacionais com a presença de realizadores. Da programação dos próximos meses, destaque para a exibição do premiado filme francês “120 Batimentos por Minuto”, de Robin Campillo (2 de fevereiro); “Lucky”, de John Carroll Lynch” (16 de fevereiro), com o malogrado ator Harry Dean Stanton, naquele que seria o seu derradeiro papel de relevo no grande ecrã; “O Meu Belo Sol Interior”, de Claire Denis (2 de março), que tem como protagonista a atriz francesa Juliette Binoche; e, ainda, a exibição de “Maria by Callas”, de Tom Volf (23 de março), um documentário sobre a cantora de ópera mais famosa de sempre.

Música depois dos filmes

Há um novo ciclo na programação musical do CAE, de entrada livre, com a apresentação de nomes emergentes da música nacional, uma vez por mês, às sextas-feiras e após as sessões de cinema, em sessões de café-concerto. Em fevereiro (16) sobem ao palco do Jardim Interior os :Papercutz, que apresentam o novo álbum “King Ruiner” e a nova vocalista, Catarina Miranda, conhecida pelo seu trabalho como Emmy Curl. Em março (16) é a vez de LINCE, a.k.a Sofia Ribeiro e, em abril (27), é JP Simões quem apresenta a sua nova metamorfose, Bloom, com o seu disco de estreia “Tremble Like a Flower”. Finalmente, em junho (15), chega Sequin, projeto dirigido por Ana Miró.

Exposições

A pintura de A. Ribeirinho, na Sala 2, com o título “De Cotovelos no Parapeito” e, na Sala Afonso Cruz, as “Bandas Sonoras” da fotógrafa Rita Carmo, conhecida pelo seu trabalho no semanário Blitz, são mais duas das muitas boas razões para visitar o CAE ao longo dos próximos meses.

.