Festival do Arroz e da Lampreia… em casa!

Em Montemor-o-Velho, a 19ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia continua a reinventar-se e a servir o sabor da tradição num prato que transborda esperança, futuro e inovação. Respeitando a memória e a riqueza gastronómica de um território inesquecível, o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio abraça a tecnologia e, em segurança, partilha com os visitantes do certame, na comodidade das suas casas, as iguarias gastronómicas, a oferta turística e patrimonial.

Todo o sabor em sua casa

Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de ‘Valorizar o que é nosso’ e de potenciar a economia local, os restaurantes concelhios voltam a associar-se aos valores do certame gastronómico.
Os pratos característicos do património gastronómico concelhio vão continuar a chegar às mesas dos seus fiéis apreciadores, através do serviço de take away ou de entrega ao domicílio.
O Arroz Carolino do Baixo Mondego é, mais uma vez, o anfitrião: em conjugação com a rainha lampreia no intemporal arroz de lampreia, mas também nos saborosos arroz de grelos, arroz de pato, arroz malandro ou no cremoso arroz doce.

Um mundo pleno de sabores a explorar na ponta dos dedos

www.festivalarrozlampreia.pt é o ponto de partida para mais uma viagem gastronómica e cultural inesquecível que promete surpreender os visitantes.
Entre 19 e 28 de março, vão ser desvendadas dezenas de conteúdos digitais inéditos nas redes sociais da Autarquia – facebook, instagram, youtube – e no site dedicado ao Festival, abrindo o apetite para regressar ao concelho e à região à medida que a pandemia vá desaguando no mar do esquecimento.
A divulgação de uma receita por dia, que vai culminar com o lançamento de um livro de receitas digital; o lançamento da Rota do Arroz Carolino ou a exposição digital dedicada ao ciclo do arroz e a produção de conteúdos dedicados à pesca da lampreia são algumas das muitas novidades que o Município de Montemor-o-Velho tem preparadas para a 19ª edição do Festival do Arroz de da Lampreia.
Também os produtos endógenos do território do Baixo Mondego terão o habitual e merecido destaque, com diversas ações de dinamização digitais.
Este ano, o certame gastronómico montemorense – que integra também a Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 – “A Million Food Stories” – traz mais uma deliciosa novidade com assinatura do conceituado chef Tiago Bonito. Em dose dupla, o reputado chefe da cozinha do Restaurante Largo do Paço, em Amarante, que detém uma estrela Michelin desde 2014, regressa às origens com duas receitas que farão parte do livro digital. O Festival continua, assim, a apostar forte na afirmação dos produtos tradicionais e autênticos e também da excelência e na criatividade.
De igual modo, os mais pequenos e as famílias vão ser desafiadas a praticar exercício físico, mas também a construir memórias ao redor do festival com os workshops dinamizados pelo Município de Montemor-o-Velho e que vão ensinar, por exemplo, a fazer papel de arroz comestível.
Durante 10 dias, com o sabor e a dedicação de sempre, em Montemor-o-Velho, o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio presta homenagem as mulheres e os homens do concelho e da região, e mostra, uma vez mais, que há muito para ver, sentir e saborear neste território de aventuras e conquistas.
Mais informações em: https://festivalarrozlampreia.pt/