31.5.2023 –
A edição de 2023 das Festas de Vagos terminou e o balanço extraído não poderia ser mais positivo. Nos cinco dias em que decorreu o evento (de 26 a 30 de maio) foram largas dezenas de milhares de pessoas que estiveram presentes nos diversos momentos da iniciativa aliás, de acordo com as expetativas que foram criadas à volta de um cartaz que primou pela qualidade.
As ameaças de mau tempo não se concretizaram em pleno e o imenso público presente teve a oportunidade de desfrutar da ampla e variada oferta preparada pelo Município de Vagos que procurou primar pela qualidade e diversidade dos artistas e do conteúdo apresentado.
Na sexta-feira, dia 26, o “pontapé-de-saída” foi dado pelos vaguenses “himalion”, DJ Martinez e DJ Jarm que, no palco da Quinta do Ega, abriram caminho ao início dos espetáculos.
No sábado, dia 27, o primeiro ponto alto passou pelo auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos. O espaço encheu para a apresentação da peça de teatro “Um fantasma chamado Isabel”, da autoria de do Grupo de Teatro Fantástico da Santa Casa da Misericórdia de Vagos. Depois, foi a vez de Diogo Piçarra subir ao palco da Quinta do Ega, para dar um concerto à sua medida: com grande qualidade interpretativa, muita interação com a multidão que preencheu quase por completo o espaço e que vibrou com o set preparado pelo algarvio que confirmou amplamente as melhores expetativas que rodeavam este momento. Os Insert Coin, de João Paulo Sousa e Joel Rodrigues fizeram, depois, a sua atuação e esta foi de tal forma impactante que nem a muita chuva que acabaria por se fazer sentir, demoveu ninguém de estar presente e vibrar com esta dupla que, mesmo não sendo DJ’s, como eles dizem…”dão baile”. E deram, de facto! A noite acabaria com o DJ Miguel Costa que animou as hostes até às 3h00 da manhã.
No dia 28, começaria a mescla entre o sagrado e o profano destas Festas do Município de Vagos. Da parte da tarde realizou-se a tradicional procissão do Divino Espírito Santo, que arrastou consigo centenas de pessoas que ficaram para ver o concerto que a Banda Vaguense deu na Praça do Município. Estava lançado o mote para uma das mais (senão a mais) memorável noite em termos de concertos musicais no concelho de Vagos. Os “monstros” do rock português Xutos & Pontapés subiram ao palco às 22h30, depois de meia hora de chuva intensa que parou dez minutos antes do concerto. Caso para dizer que, na cimeira dos céus, a Senhora de Vagos levou a melhor a S. Pedro. Com uma plateia de cerca de 12.000 pessoas que encheram por completo o recinto, Tim e companhia levaram todos ao rubro com uma mescla de temas que incluíram os indefetíveis “Para ti, Maria”, “Contentores”, “O homem do leme”, “A minha casinha”, entre muitos outros que fizeram as delícias de uma multidão que bebeu cada acorde até ao final de uma atuação que ficará na memória de todos os que estiveram presentes. O fogo de artifício estalou e a DJ Zanova deu continuidade à noite com o seu estilo irreverente e a terceira noite das festas, fecharia com DJ Nadja.
A segunda-feira, dia do Município e de Nossa Senhora de Vagos, começou com a missa campal celebrada no Santuário e presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, perante milhares de fiéis provenientes das mais diversas paragens, mas com um enfoque mais substancial nas comunidades de Vagos e de Cantanhede. Da parte da tarde, ainda no Santuário de Nossa Senhora de Vagos, foi a vez de se distribuir o Bodo, enquanto que na Praça do Município era apresentado o livro de João Grave “Os vivos e os mortos” e eram entregues os Prémios Literários João Grave e os Prémios de Mérito Municipal e Quadro de Honra, aos funcionários da Câmara Municipal de Vagos entretanto reformados no período 2014/2023 e aos alunos das escolas do concelho de Vagos pelo desempenho levado a cabo no ano letivo imediatamente anterior.
A noite ficou marcada pela deslumbrante Procissão das Velas que saiu do Santuário às 21h00 para chegar, duas horas mais tarde, à Praça do Município, onde começaria a Serenata a Nossa Senhora de Vagos, com a participação das fadistas Andreia Alferes, Carolina Pessoa e Maria Inês Graça, acompanhadas por Ricardo Silva (guitarra portuguesa), Ni Ferreirinha (viola de fado) e Fábio Rocha (baixo).
Uma noite de música e devoção que fecharia um dia, a todos os títulos, marcante.
O epílogo das Festas aconteceria esta terça-feira com a tradicional sardinhada animada pelo Duo Ricardo Silva.
As Festas de Vagos 2023 estão encerradas e já deixam muita saudade.