Festas das Luzes regressa a Lyon

Nem o aumento no número de casos de Covid-19 pôs em causa a realização do evento mais importante da cidade de Lyon. A Festa das Luzes, Fête des Lumières, em francês, marcou o início da época natalícia.

Trata-se do maior evento, a céu aberto, realizado no país desde o início da propagação do vírus em terras gaulesas. As instalações repartem-se por toda a cidade, centro e arredores, as luzes são o centro do espetáculo mas a música ajuda também a criar o ambiente imersivo.

Antes da pandemia mais de um milhão de pessoas, franceses e estrangeiros, rumava a Lyon para apreciar as iluminações No ano passado o evento foi cancelado. Este ano ele acontece mas respeitandoas regras sanitárias, como a utilização de máscara. Porque são esperados dezenas de milhares de visitantes.

Nas instalações em espaços fechados o público têm de apresentar o Certificado Digital Covid e, em geral, só são autorizados a comer ou beber em áreas criadas para o efeito.

Festa das Luzesde Lyon é também um lembrete para uma outra pandemia, a de peste negra, em 1643. A cidade agradece, ainda hoje, à Virgem Maria por acreditar que foi ela que a libertou deste mal.

Euronews

Direitos de autor  Andrea Büring, Euronews