Apesar das altas temperaturas que se fizeram sentir, foram muitas as centenas de pessoas que, durante os três dias, visitaram a Feira Medieval que decorreu, entre 30 de maio e 1 de junho, no centro histórico da cidade de Anadia.
A animação não faltou com cortejos, arruadas, recriações históricas, encenações, danças, trovas, exposições, teatro de fogo e ainda dramatizações de acontecimentos dos finais do século XIII e início do século XIV, assim como combates com armas.
O recinto contou ainda com uma área dedicada aos comes e bebes, a qual foi explorada pelas associações do concelho que deram a conhecer, aos inúmeros visitantes, algumas das “iguarias medievais”, acompanhadas pelos néctares bairradinos.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, faz um balanço “muito positivo do evento” que, este ano, contou com um reforço no que respeita à animação. “Registamos uma grande afluência de pessoas, apesar dos inúmeros eventos que realizaram em simultâneo noutros pontos do concelho e da região”, afirmou, acrescentando que “houve momentos em que o espaço foi insuficiente para acolher todos aqueles que queriam usufruir de algumas ofertas do certame”.
A autarca sublinhou que as condições meteorológicas “também ajudaram ao sucesso da Feira”, bem como “o espaço que viu as suas condições melhoradas para que as pessoas pudessem desfrutar, de forma mais confortável, o evento face às temperaturas que se fizeram sentir”.
A edil deixa ainda uma palavra de agradecimento às Juntas de Freguesia que “conseguiram mobilizar as associações locais para estarem presentes e partilharem estes momentos”.
Para além das Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal de Anadia contou ainda com a colaboração das IPSS’s e de outras entidades do concelho.