A edição 2022 da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia abre portas esta quarta-feira, 22 de junho, pelas 18h00, para cinco dias de muita animação e alegria. O certame está inserido no Festival Anadia de Paixões e tem como objetivos promover e divulgar o que de melhor se faz no sector vitivinícola, bem como nos diferentes setores da economia local.
A cerimónia de inauguração vai contar com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, vereadores do Município e representantes de vários organismos e entidades regionais e locais.
O recinto conta com dois palcos onde terá lugar a animação do certame. No palco principal, atuarão os Xutos & Pontapés e DJ The Boatman (dia 22), António Zambujo, DJ Christian M e DJ Kosmic (23), Diogo Piçarra, Bispo, DJ Rafael Barandas e DJ Pedro Moniz (24) e Tony Carreira, DJ M. Louiz, DJ André Cardoso e DJ Tiede (25).
O Palco Sentir Anadia, localizado na zona das tasquinhas, é inteiramente dedicado às associações culturais do concelho. Por aquele espaço vão passar a Tuna da Universidade Sénior da Curia (dia 22); Orquestra Desigual da Bairrada (23); Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro, Grupo Folclórico da Pedralva, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro (24); Escola de Dança do Club de Ancas e InCantus – Tocares e Cantares de Avelãs de Cima (25).
A tarde do último dia, domingo 26 de junho, está reservada aos mais novos, com os espetáculos de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com o desfile das Marchas Populares, designadamente a Marcha da Paróquia de Óis do Bairro, As Adegas de São Lourenço, Marcha de São João de Samel, Marcha Avelãs no Coração e a Marcha convidada: Marcha de Santa Clara (Coimbra). As atuações têm início às 21h30.
O espaço da FVV irá acolher mais de 120 stands dos mais variados setores da economia local e regional; 12 produtores/engarrafadores da Região Demarcada da Bairrada; Loja da Rota da Bairrada onde os visitantes poderão adquirir vinhos e espumantes Bairrada; dois restaurantes; 15 tasquinhas, exploradas por associações do concelho; e espaços diversos de animação. O Município de Anadia e as 10 Juntas de Freguesia também estarão representados com espaços próprios, dando assim a conhecer o que de melhor têm os seus territórios.
O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do ultimo dia, em que a entrada é gratuita. Existe ainda o bilhete geral, com um custo de 10,00€. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%, tanto no bilhete geral, como no diário. Os ingressos encontram-se à venda no edifício da Câmara Municipal de Anadia, Posto de Turismo da Curia, Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, Biblioteca Municipal de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Museu do Vinho Bairrada e no Espaço Bairrada da Curia.
“Jornadas Técnicas” e “Noites Baga Bairrada”
O Festival Anadia de Paixões teve o seu início com o evento “Jantares nas Adegas” que decorreu, de forma muito positiva, em “casa” de sete produtores da Bairrada, com a presença de mais de 220 pessoas. Com esta iniciativa os produtores tiveram a oportunidade de dar a conhecer e divulgar os seus produtos vínicos.
O Festival Anadia Jovem prossegue esta quarta-feira, 22 de junho, com as “Jornadas Técnicas” que vão decorrer, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, subordinadas ao tema “A Sustentabilidade e o Setor Vitivinícola”. Esta ação, dirigida a profissionais e estudantes ligados ao setor vitivinícola, é organizada pelo Município de Anadia, com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. A entrada é gratuita, mas requer inscrição que pode ser efetuada diretamente no Museu do Vinho Bairrada ou através do telefone: 231 519 780 ou do email: [email protected].
A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares e da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso. Segue-se a análise dos temas “Sustentabilidade e Economia Circular”, por Margarita Robaina – Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro; “Como as grandes empresas vitícolas estão a melhorar a sua eficiência na nutrição do solo e da planta”, por Pedro Tereso – Gestor Técnico da empresa AgroSustentável; e “Adega do futuro: digitalização de processos na adega”, por Rogério Nogueira – cofundador e CEO da empresa WineGrid. As “Jornadas Técnicas” serão encerradas pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.