No dia 5 de março, sábado, a Câmara Municipal de Aveiro (inaugura a Exposição do Concurso “Aveiro Jovem Criador 2022”, no Museu de Aveiro/ Santa Joana. A abertura da 20.ª edição do Concurso contará com a presença do Presidente, Ribau Esteves. Com curadoria de Marzia Bruno a mostra ficará patente ao público até ao dia 17 de abril.
O Concurso foi dirigido a jovens com idades dos 12 aos 17 e dos 18 aos 35, nas áreas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura, e tem como principal objetivo promover a participação de todos os jovens artistas, desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação das ideias produzidas nas áreas artísticas a concurso, estimulando novos talentos.
Neste concurso, de âmbito nacional regista-se, novamente, um significativo crescimento na participação, com 377 candidaturas no total, com exibição final de 174 trabalhos. Serão atribuídos 12 prémios, um prémio Cidade de Aveiro, oito Menções Honrosas de Autor e 28 Menções Honrosas.
Edição comemorativa
Para assinalar os 20 anos do Concurso, a CMA tem preparada a realização de uma Exposição retrospetiva, com a apresentação pública de cerca de 50 trabalhos, de vários Artistas Premiados nas diversas áreas das 19 edições anteriores, a decorrer em diversas localidades do Município de Aveiro, com epicentro nos espaços das Juntas de Freguesia, de 05 de março a 30 de abril.
Locais onde pode visitar a Exposição Comemorativa:
- Junta de Freguesia de Aradas;
- Junta de Freguesia de Cacia;
- Centro Cultural de Esgueira (junto ao edifício sede da Junta de Freguesia local);
- Junta de Freguesia de Eixo e Eirol;
- Edifício da antiga Junta de Freguesia de Eirol;
- Junta de Freguesia de Oliveirinha;
- Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz;
- Edifício da antiga Junta de Freguesia de Nariz;
- Edifício da antiga Junta de Freguesia de Requeixo;
- Junta de Freguesia de Santa Joana;
- Junta de Freguesia de São Bernardo;
- Junta de Freguesia de São Jacinto.
O Concurso Aveiro Jovem Criador é uma aposta renovada da CMA a cada edição, que continua o seu crescimento sustentado e de promoção de Aveiro enquanto espaço privilegiado de Cultura e Arte, aproximando-se também cada vez mais da sociedade civil e como ação contributiva para a Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.