Exposição “A Verdade Dói” remete-nos à violência contra as mulheres

08.3.2024 –

De 8 de Março até 28 de Abril, o Centro Multimeios de Espinho recebe a Exposição “A Verdade Dói”. 

Este evento foi criado no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Concelho de Espinho,  pretendendo assinalar o Dia Internacional das Mulheres.
Esta é uma exposição-instalação de 28 pares de sapatos de mulheres vítimas de violência doméstica e de género e cujos testemunhos das situações de violência vivenciadas acompanham cada par de sapatos. Sua inauguração aconteceu nesta sexta-feira 8 de março pelas 10:00 horas.

Esta  é uma Exposição do Museu do Calçado de S. João da Madeira e está em itinerância pelo concelho de Espinho até ao dia 28 de abril.

O que é a Exposição “A Verdade Dói”?

A exposição-instalação “A Verdade Dói” dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência. A violência contra as mulheres é uma das mais transversais à História e sociedades do mundo, atravessando classes sociais e idades. São muitos e diversos os atos profundamente violentos aceites como a mutilação genital ou o tráfico sexual e que, por pressões sociais, continuam a ser praticados. Muitas vezes justificados por tradições culturais, dogmas religiosos ou relações de poder instituídas, são atos de violência contra as mulheres que acabam, em muitos casos, em tolerância e até impunidade para com os agressores.
O silêncio de quem também partilha destes problemas, não sendo vítimas diretas, tem de deixar de existir. A violência contra a mulher é um problema global e Portugal não é exceção.
Os números são assustadores quando se anuncia que, em 2023, se reportaram mais de 30 mil casos de violência doméstica.