Um veículo invadiu na noite deste domingo um desfile de Natal em Waukesha, no estado do Wisconsin, a norte dos Estados Unidos, resultando em pelo menos cinco mortes e ferindo mais de 40 pessoas, informou a polícia. O autor do atentado foi detido.
“Neste momento, podemos confirmar que cinco pessoas morreram e mais de 40 estão feridas”, segundo uma publicação na conta da autarquia da cidade, na qual se ressalva que os números “podem mudar” à medida que mais informação é recolhida.
“Um veículo SUV invadiu o nosso desfile de Natal, que estávamos a realizar no centro da cidade”, informou aos jornalistas o chefe de polícia, Dan Thompson. O ataque decorreu às 16:30 (hora local, 22:30 em Lisboa).
O veículo utilizado no ataque foi recuperado e uma pessoa foi detida.
Vários vídeos publicados nas redes sociais mostram um carro a atravessar o local do desfile em velocidade.
Num destes vídeos podem ser ouvidos tiros e o carro a ultrapassar o cordão policial para entrar na zona vedada ao trânsito.
Angelito Tenorio estava no desfile e contou ao Milwaukee Journal Sentinel que “viu um SUV passar, acelerar e passar a voar a toda velocidade pelo trajeto do desfile”. “Foi então que ouvimos um estrondo forte e gritos ensurdecedores das pessoas que foram atingidas pelo veículo”, acrescentou.
A polícia informou que várias pessoas foram levadas para o hospital.
O jornal reportou, ainda, que um vídeo mostrou o SUV a acelerar em direção ao desfile logo atrás de uma banda escolar.
O governador do Wisconsin, Tony Evers, disse que ele e sua esposa estavam “a rezar por Waukesha esta noite e por todas as crianças, famílias e membros da comunidade afetados por este ato sem sentido”.