O aquecimento global e um intenso El Niño contribuíram para um ano quente em todo o mundo. Em Portugal houve sete ondas de calor.
A nível mundial, 2015 está próximo de ser o ano mais quente dos últimos 150 anos, desde que há registo, revela a Organização Meteorológica Mundial, citada hoje pelo Público.
Em Portugal, o ano que agora está a chegar ao fim foi sétimo ano mais quente desde 1931.
“Este ano é interessante do ponto de vista da variabilidade climática”, disse ao jornal Fátima Espírito Santo, da Divisão de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O ano ficou marcado por sete ondas de calor, mas também meses anormalmente frios. Seis meses registaram um período de seca, seis meses não.
Dezembro tem sido marcado pelas temperaturas amenas mas, segundo a previsão do IPMA, o ano vai fechar com frio: já na próxima semana espera-se uma baixa de quatro a cinco graus.
Fonte: economico






