03.7.2024 –
O acordo que deve ser assinado no final de setembro entre Portugal e Espanha. Prevê uma melhor gestão da água no rio Tejo e no Guadiana.
Espanha vai pagar a Portugal pela água que tem sido retirada do Alqueva, nos últimos 20 anos. Há 39 captações de água legais com contadores, mas Espanha nunca pagou.
O tema não foi abordado na reunião desta quarta-feira de manhã porque já há um acordo bem encaminhado para que Espanha pague a Portugal a água que tem retirado do Alqueva nos últimos 20 anos.
As 39 captações legais de água do Alqueva para Espanha foram instaladas quando a barragem foi construída. Têm contadores, mas Espanha nunca controlou, nem pagou. Esse controlo foi feito agora.
A reunião desta quarta-feira de manhã entre as ministras do Ambiente de Portugal e Espanha foi para preparar o acordo que deve ser assinado no final de setembro. Prevê uma melhor gestão da água no rio Tejo e no Guadiana.
No Tejo, Espanha compromete-se a controlar diariamente o caudal do rio.
A ministra assegura que além do acordo com Espanha está a ser preparada uma estratégia para a água em Portugal. Há uma equipa técnica a avaliar o estado das infraestruturas de distribuição.
A equipa está a estudar a possibilidade de se fazer a retenção de água em algumas ribeiras e a instalação de uma dessalinizadora na costa alentejana.
Sem dinheiro do PRR destinado à água, o Governo diz que está à procura de fundos para conseguir avançar com as obras.
André Palma / Pedro Cardoso / SIC Notícia
Imagem licenciável: Wikimedia Commons