ESEC participa em Consórcio internacional de promoção da literacia de adultos

20.4.2024 –

A Escola Superior de Educação (ESEC) do Politécnico de Coimbra integra como membro o consórcio Citizens Xelerator composto por 9 organizações de 8 países europeus: Portugal, Espanha, Croácia, Roménia, Grécia, Itália, Irlanda e Alemanha, bem como 8 parceiros associados. Este projeto representa uma colaboração internacional de grande escala, reunindo especialistas em educação de adultos e organizações de toda a Europa para reforçar a participação dos adultos na vida democrática e cívica.

A adesão da ESEC ao consórcio ocorre no âmbito do projeto Letras Prá Vida, uma iniciativa de intervenção comunitária que promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da realização de oficinas de alfabetização para adultos.

O principal objetivo do consórcio Citizens Xelerator é fortalecer a literacia democrática e cívica, assim como promover a empatia social entre adultos em processo de aprendizagem, contribuindo para uma mudança sistémica na promoção da participação dos adultos na vida democrática.

No âmbito desta iniciativa serão promovidas diversas ações, incluindo sessões de reflexão/discussão, eventos abertos à comunidade e formação de curta duração baseadas em recursos chave desenvolvidos no âmbito do projeto, incluindo: a Coleção de Cartas LifeComp, Manual Think Tank, Dias do Citizens Xelerator e materiais de apoio à Microaprendizagem.

O Consórcio convida todos os profissionais e prestadores de serviços de educação de adultos a juntarem-se ao projeto numa jornada emocionante de planeamento e implementação de iniciativas inovadoras, visando capacitar adultos com necessidades de literacia não atendidas a se envolverem ativamente em suas comunidades locais.

Esta chamada à ação, impulsionada pelo Citizens Xelerator, visa promover a literacia financeira, empreendedora, digital e sustentável entre adultos que carecem dessas habilidades fundamentais. De fevereiro a julho, uma série de atividades serão realizadas em Portugal, Espanha, Croácia, Roménia, Grécia, Itália, Irlanda e Alemanha como parte deste esforço colaborativo.