Escuteiros portugueses na Coreia do Sul alojados em universidade em Seul

09.8.2023 –

Os quase 800 escuteiros portugueses que participam no no Jamboree Mundial, na Coreia do Sul, já foram retirados. A ordem foi dada pelo Presidente do país, devido à aproximação do tufão Khanun, que fez estragos no Japão. Deverá atingir o país na quarta-feira à tarde.

Os escuteiros portugueses estão agora num campus universitário nos arredores de Seul, capital da Coreia do Sul, onde ficarão até sábado, dia em que termina o encontro.

43 mil pessoas participam no acampamento, que decorria em Buan, no sul do país. Milhares já foram retiradas do local onde estava a decorrer.

A ordem de retirada foi dada pelo Presidente da Coreia do Sul. O tufão Khanun, que já causou estragos no sul do Japão está a deslocar-se em direção ao país. Traz chuvas fortes e ventos de até 150 km/h a partir desta terça-feira à tarde.

Deve atingir as regiões do sul na quarta-feira à tarde, antes de se deslocar para a península.

Os participantes do Jamboree Mundial, que junta 43 mil escuteiros, foram transportados para Seul em 900 autocarros disponibilizados pelo governo da Coreia do Sul. Vão ficar alojados em escolas e recintos desportivos.

Críticas à organização

No entanto, antes da transferência para Seul, o evento já tinha sido alvo de críticas, sobretudo devido às más condições de higiene.

Durante o fim de semana, milhares de participantes, incluindo 4.000 britânicos e 1.500 norte-americanos, abandonaram o encontro prematuramente devido ao calor extremo e à má organização.

De acordo com as autoridades locais e os organizadores, cerca de 600 participantes sofreram uma insolação ou outras doenças relacionadas com as temperaturas tórridas.

25.º Jamboree

25.º Jamboree, que tem como tema Draw your dream (desenha o teu sonho), é organizado pelo governo da Coreia do Sul e pela Associação dos Escuteiros da Coreia, conjuntamente com a Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM).

SIC Notícias