25.6.2024 –
Um fim de semana onde estiveram em palco 600 crianças do Agrupamento de Escolas da Mealhada.
O resultado de projeto destinado a alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, que teve início em meados de abril no Agrupamento de Escolas da Mealhada, terminou com a apresentação de 5 sessões do espetáculo “Era Uma Vez Nós No Tempo dos Avós”, durante este fim de semana no Cineteatro Messias.
Há uma década, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, que o “Escolíadas Júnior” procura levar a experimentação das artes a todas as crianças do 1º ciclo do concelho. Foi neste território que o projeto nasceu e cresceu, com o apoio do Município e do Agrupamento de Escolas. Durante o 3º período letivo os alunos do beneficiaram de mais uma edição deste projeto. Crianças e professores trabalharam conjuntamente temáticas relacionadas com as memórias dos seus avós, cruzando décadas, numa viagem imperdível no tempo. O conceito do espetáculo, intitulado “Era Uma Vez Nós No Tempo dos Avós” baseou- se nessa partilha entre gerações. As 35 turmas envolvidas pertencem à EB1 da Pampilhosa, do Luso, Antes, Casal Comba, Barcouço e Mealhada.
Euforia, emoção e alegria foram as emoções que se destacaram em palco: “Já sei as minhas falas todas. Mas foi com a ajuda da professora que decorei o meu texto. A minha parte preferida do espetáculo foi a dança, no final. Na escola, gostei de falarmos sobre as memórias dos nossos avós e dos desenhos que fizemos”, confessou uma aluna, no final do espetáculo. O apoio dos pais e familiares também se relevou muito importante para esta iniciativa: “A minha mãe e os meus avós estavam na fila da frente e eu adorei vê-los quando estava no palco. Isto é muito fixe!”, partilhou um aluno do 4º ano.
Com o término deste ano letivo, a Associação Escolíadas conclui a implementação do projeto em 4 agrupamentos de escolas da região centro – Mealhada, Cantanhede, Mira, Penacova, chegando a mais de 1300 crianças e professores, e começa já a preparar o próximo ano letivo.
Este projeto tem o financiamento da Fundação La Caixa, e contou com o apoio do Município e do Agrupamento de Escolas de Mealhada.