Escavação num hotel em Dublin revela cemitério com mais de 1.000 anos

09.7.2023 –

Cerca de 100 restos mortais da Idade Média foram desenterrados durante as escavações para o novo hotel de uma empresa da Irlanda do Norte, em Dublin.

Segundo a notícia avançada pelo canal britânico BBC, os corpos descobertos têm mais de 1.000 anos e foram encontrados na Capel Street, onde ficava uma antiga abadia, St.Mary.

Acredita-se que pelo menos dois dos restos mortais datam do início do século XI.

As escavações foram encomendadas pela empresa de hotelaria Beannchor, que está a construir o seu novo hotel Bullitt Dublin no local.

A abadia usada pelas ordens Savigniac e Cisterciense foi inaugurada no século XII. Porém, o carbono encontrado em uma das sepulturas descobertas é anterior a esse momento em cerca de 100 anos, o que indica a presença de um edifício cristão no local antes da construção de St.Mary.

As investigações arqueológicas no local, que anteriormente abrigava a Boland’s Bakery, uma padaria, também desenterraram as fundações de edifícios que datam dos séculos XVII e XVIII.

Enquanto os restos mortais serão meticulosamente escavados, limpos e enviados para uma análise mais aprofundada, antes de serem entregues aos Serviços de Monumentos Nacionais da Irlanda, as outras estruturas encontradas durante o exame do local devem ser incorporadas no projeto do novo complexo hoteleiro.

O Beannchor Group, que administra hotéis e bares na Irlanda do Norte, realizou um restauro semelhante de prédios históricos no passado, incluindo o Belfast’s Merchant Hotel, que era um antigo banco.

Edmond O’Donovan, diretor de escavações da Courtney Deery Heritage Consultancy (CDHC), informou a BBC que a Abadia de St.Mary era a maior e mais rica abadia medieval da Irlanda na sua época.