Encontrado vivo pescador que estava desaparecido no mar há quase duas semanas

31.10.2023 –

O homem esteve sozinho em alto mar dentro de um bote salva-vidas durante 13 dias e, para sobreviver, teve de pescar salmão para se alimentar. O outro pescador que seguia na mesma embarcação continua desaparecido.

Um dos dois pescadores desaparecidos no mar há quase duas semanas foi encontrado, na quinta-feira, dentro de um bote salva-vidas por um barco de pesca canadiano, a cerca de 110 quilómetros da costa oeste dos EUA. Durante 13 dias, o homem sobreviveu a comer salmão que ele próprio pescava.

A 12 de outubro, a embarcação onde seguiam os dois pescadores partiu de Westport, Washington, no entanto não regressou no dia 15, como era esperado. As buscas pelos dois homens começaram no dia 25, 10 dias depois do dia em que os dois pescadores deveriam ter voltado do mar.

Um dos homens foi encontrado no dia seguinte ao início das operações, pela tripulação de um barco de pesca que contactou a Guarda Costeira a dar conta da situação, depois de ter avistado o homem dentro de um pequeno bote salva-vidas, em alto mar.

 

Vi o que parecia ser um bote salva-vidas ao longe, corri para dentro e coloquei os binóculos e depois ele disparou um sinalizador”, disse um dos membros da tripulação que socorreu o pescador, segundo a BBC.

Puxámo-lo para bordo. Ele deu-me um grande abraço e foi emocionante”, acrescentou.

O homem, cuja identidade não foi revelada, afirmou que estava sozinho no bote há 13 dias e que para sobreviver teve de pescar um salmão para se alimentar quando ficou sem comida.

Fizemos-lhe o pequeno-almoço. Ele bebeu três garrafas de água. Ele estava com muita fome, pobre rapaz”, completou o membro da tripulação.

O facto de ele ter estado neste bote salva-vidas durante vários dias, mantendo a esperança, e de ter acabado por ser encontrado por um barco de pesca mais ou menos aleatório foi incrível e um milagre“, disse o suboficial da Guarda Costeira norte-americana Steve Strohmaier à CNN Internacional, acrescentando: “O oceano é um sítio muito vasto. Ele estava a flutuar no meio do nada. Muitas vezes, é muito raro ter uma embarcação a passar por aqui.”

O pescador foi transportado para um hospital em Tofino, na Colúmbia Britânica e segundo comunicou as autoridades, através da rede social X, encontra-se estável.